Quem sou eu

Minha foto
Graduado em Artes Cênicas, Teologia e Ciências Sociais. Mestre em Sociologia e Direito pela UFF, Doutor em Sociologia pela UERJ e Pós-doutor em Sociologia Política pela UENF. Pesquisador de Relações Raciais, Sociologia da Religião e Teoria Sociológica. Professor do Instituto Federal de São Paulo.

sábado, 8 de março de 2008

"Instalações poéticas"

Conversa com o Infinito Particular; Deus.

Com o tempo os sonhos mudam.
A ingenuidade de criança de esvai.
As crenças já não infundem o mesmo valor.
Obrigatório, dizem, é confiar na primeira idade. Só ali.
Na autonomia de quem pensa - ou, na de quem pensa que pensa - tornaram-te obsoleto.
Ou pensaram que o fizeram.
As ciências não te conseguiram provar ou comprovar.
Melhor a negação. A acadêmica negação.
Só que existes. Ao menos para a negação de alguns, tens de existir.
A tua solidariedade, para que te neguem a existência, faz com que existas mesmo, num paradoxo inexplicável.
E, confesso, te preciso assim; independentemente de existires.
Tua existência não é para que te provem, mas para que eu mesmo seja.
Para que eu possa ganhar existência.
Para que eu possa te agradecer por mais essa estrada trilhada.
Sei que não existes; isso é coisa de ingênuos.
Tu não existes, na verdade. Tu és.
E essa conquista é por causa tua, Particularidade Infinita.
Porque tudo vem de ti, existindo o Senhor ou não.
Por conta de tudo isso, meu coração é extremamente grato.

(Escrito quando da formatura como sociólogo. Lido na cerimônia oficial)

liberdade, beleza e Graça...

2 comentários:

Unknown disse...

Que conversa mais doce e agradavel com Deus...
Eu fui privilegiada de ouvir e ver ao vivo e a cores. rsrs
Realmente o Senhor Deus eh particular na vida de cada um de nos,
Ele deseja ser o centro da nossa vida, ser O SER Supremo!
Eu nao largo Ele por nada, nao abro mao dEle por nada, nada... Porque Ele eh TUDO,TUDO...
So Deus eh digno de toda majestade e o poder:
"mas o Senhor nas alturas eh mais poderoso do que o bramido das grandes aguas, do que os poderosos vagalhoes do mar."
EU AMO ESSE INFINITO PARTUCULAR!
DEUS EH na minha vida...
bjs
adorei!
te amOOO

Anônimo disse...

Infinito Particular... Quanto tempo não ouvia esta frase.
Aliás, faz tempos que não passo por aqui.
Hoje resolvi entrar...
De cara, amei!
Lindo, lindo, lindo!

Vc esta cada vez melhor!

Desculpe por não ter ido a tua formatura, tá?

Mi